CURIOSIDADES SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional das Mulheres é uma data mais que especial que nos inspira através de conquistas históricas, da transmissão de amor e cuidado e principalmente pela essência que transborda e transforma nossas vidas. Lembremos sempre que todos sem exceção viemos de um ventre de uma mulher. 

Mas como tudo teve um começo! Decidi me informar um pouco mais para descobri o real nascimento dessa data. Abaixo você aprenderá 12 curiosidades desse dia.
reprodução: revista circuito

1. O Partido Socialista norte-americano foi o primeiro a entrar com proposta de criar um dia em homenagem às mulheres em 1909. No ano seguinte, a Internacional Comunista, realizada em Copenhague, decidiu colocar a ideia em prática, já que manifestações pelo direito de voto e fim da discriminação feminina se multiplicavam em todos os países industrializados.

2- Declarado pelo presidente Barack Obama em 2011, os Estados Unidos designaram todo o mês de março como o “Mês da História da Mulher”.

3. Até 1913, nos Estados Unidos, a ocasião era lembrada no último domingo do mês de fevereiro. A data, porém, demorou a ser comemorada de fato: a primeira vez ocorreu em 1910, graças a uma iniciativa da 2ª Conferência Internacional das Mulheres, realizada em Copenhague (Dinamarca). O dia 19 de março acabou sendo escolhido para sediar a celebração. 

4. O dia 8 de março passou a ser o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz em 1977, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Existem algumas versões para sua escolha. A versão mais conhecida diz que, nessa data, em 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Além de salário igual ao dos homens, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que era de até 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas.

5. O Dia Internacional da Mulher é feriado nacional na China, Armênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Casaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã. Na verdade 25 países tem esse dia como um feriado oficial

6. Nova Zelândia foi o primeiro país na Era Moderna a garantir o direito de voto às mulheres, em 1893. No mesmo ano da conquista, Elizabeth Yates foi eleita prefeita de Onehunga, tornando-se a primeira mulher a exercer esse cargo em terras britânicas já que Onehunga era colônia britânica na Nova Zelândia.

7. Em média 70% das mães com filhos menores de 18 anos trabalham. Em 1975, esse número não chegava aos 47%. Até a segunda metade do século 20, as mulheres que trabalhavam fora de casa eram empregadas domésticas, costureiras, lavadeiras ou operárias, salvas raras exceções.

8. O primeiro romance da história, por nome Genji Monogatari, foi publicado no Japão por volta do ano 1.000 d.C., por Murasaki Shikibu – que por sinal era uma mulher. A obra ficou muito conhecida que faz a vida na corte e foi traduzida em vários idiomas.

9. Nos últimos anos, o Google marcou a ocasião com um “Google Doodle” para o Dia Internacional da Mulher, mudando seu logotipo na página inicial para homenagear a ocasião.

10. Os dois maiores QIs já registrados na história pertencem a duas mulheres. Sendo o maior deles pertencente à colunista e escritora americana Marilyn vos Savant, que entrou para o Livro dos Recordes com o imensurável QI de 228 pontos.

11. A primeira mulher a ser eleita para governar um país em plena Era Moderna foi Sirimavo Bandaranaike, do Sri Lanka. Ela se tornou primeira-ministra da ilha em 1960 se reelegendo em 1970.

12. O ano de 2012, tinha 17 mulheres governando seu país. Em 2005 eram apenas metade desse número.

Odnei Sales
Odnei Sales

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário