Tipos de Pele: Distinguir o seu tipo de pele é essencial para conseguir adotar a decisão certa ao nomear cuidados específicos de acordo com as obrigações da sua pele. Os seus genes são seguramente os maiores culpados pelo tipo de pele que você tem. Sendo a pele um órgão do seu corpo, tal como os diferentes órgãos, as suas características são cuidadas geneticamente, isto é, você já nasce com elas determinadas.
No entanto, a beleza e saúde da sua pele durante a vida vai estar sujeito também de outro tipo de fatores. O que você come, a sua dieta, o seu nível de stress, os medicamentos que toma, a forma como você cuida do seu corpo em geral e o alívio, são alguns dos fatores que motivam a quantidade de óleo que a sua pele produz e também que aspecto vai ter.
PELE NORMAL
Avaliada a pele ideal, apresenta espessura mediana, secreção equilibrada, cor tendendo para o róseo, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros não perceptíveis.
PELE SECA
Apresenta pouca produção sebácea, é opaca, sem brilho e desidratada. A falta de água da pele seca se intensifica pela falta de óleo, que tema propriedade de evitar sua evaporação. Sua espessura é bem fina, os poros diminuído, do aspecto descamativo. Sendo pouco elástica, a pele seca mostra finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.
PELE OLEOSA
Com espessura aumentada, engrossada e com acentuação dos sulcos de expressão, a pele oleosa se caracteriza pela produção excessiva de óleo, que lhe confere maior brilho e provoca a abertura dos poros, principalmente na zona central (testa, raiz e queixo). Em geral, ela é bem resistente, tolerando melhor as agressões e envelhecendo mais lentamente. Em alguns casos é desidratada (pouca água), repuxando com facilidade. São mais suscetíveis à seborreia.
PELE SENSÍVEL
É fina, seca, avermelhada e sensível. Apresenta em geral vasos dilatados na superfície, que são chamados de telangectasias. A pele sensível reage mais aos cosméticos da pele.
PELE MISTA
É um tipo de pele muito comum. Sua zona central tem características de pele oleosa e as partes laterais, de pele seca.
Porque entender qual o tipo de pele que você tem?
Porque entender qual o tipo de pele que você tem?
Se você não alcançou desvendar o seu tipo de pele a seguir ler as características listadas acima aqui fica uma dica que o pode auxiliar. Tudo o que você necessita é de um lenço seco e limpo para limpar o rosto. Ao despertar de manhã limpe a cara com o seu lenço e olhe para ele. Aqueles que têm pele normal vão constatar que o lenço não ficou com óleo e experimentam a pele do rosto branda, vibrante, fresca e elástica. Os que têm pele oleosa vão ver que seu lenço ficou com manchas claras causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é descoberto em maior abundância na área do nariz, bochechas e testa. No entanto se existir óleo exclusivamente no meio a sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você analisar que o óleo vem exclusivamente do nariz e testa (estimadas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. Se após limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele uma vez que se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma impressão de secura o mais certo é que você tenha pele seca. Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito com facilidade e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando queimada ou com coceira.
0 Comentários